Seguidores

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

História local

Visita de estudo
ao Núcleo de Arte Sacra
do Museu Carlos Machado
No dia dois de Outubro de 2009 as turmas A, B e C do sexto ano de escolaridade, acompanhadas pelos seus professores (Lúcia Gomes, Maria Conceição Lima, Manuela Lopes e Miguel Coelho) realizaram uma visita de estudo ao Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada.


A visita de estudo teve como objectivos principais: identificar a igreja de Todos os Santos como um monumento do estilo barroco; caracterizar o estilo barroco e demonstrar a importância da acção dos Jesuítas na sociedade micaelense e portuguesa em geral.
A antiga igreja dos Jesuítas, a igreja de Todos os Santos, mais conhecida por igreja do Colégio, que agora transformada em museu acolheu os nossos alunos, na pessoa da Dra. Ana Roseira, e levou-os em várias viagens… Nas curvas e contra-curvas do barroco que na ausência de vazio enche de anjos, atlantes, aves, cortinados e folhas, a simetria e o mistério do movimento aparente da talha… Nas asas da Fénix, o pássaro que se pode transformar em ave de fogo… No maná, alimento produzido milagrosamente, sendo fornecido por Deus ao povo hebreu, liderado por Moisés, durante a sua estada no deserto rumo à terra prometida… Nos milagres de S. Francisco Xavier, padroeiro dos missionários, que permitiu a vida a muitos marinheiros transformando água salgada em água doce, quando o vento não quis soprar as velas das naus e os fez parar no mar… Na missão de se ir pelo mundo espalhar a fé cristã pelos territórios descobertos pelos portugueses… Na vida de Inácio de Loyola, o fundador da poderosa Companhia de Jesus… Na dedicação pela arte, pela música e pelo conhecimento daqueles que embarcaram nos seus sonhos com o risco da própria vida… Histórias envoltas em mistério que maravilharam a imaginação dos nossos alunos.

A IGREJA DE TODOS OS SANTOS

O lançamento da pedra fundamental do primitivo templo da Igreja do Colégio ocorreu em 1 de Dezembro de 1592, dia de Todos-os-Santos pelo calendário católico. Juntamente com o templo, deu-se início ao convento anexo, pelos religiosos da Companhia de Jesus, que ali estabeleceram o seu Colégio na cidade. Ordinariamente, residiam no convento de 10 a 16 religiosos ligados às funções docentes. Nesta igreja pregou o padre António Vieira, por ocasião da festa da Santa Teresa de Jesus, no dia 15 de Outubro de 1654, que passou pelos Açores vindo do Brasil, em 1654, rumo a Lisboa.
Com a expulsão da Companhia do reino de Portugal, à época Pombalina, o valioso recheio da igreja foi dispersado. A igreja foi recuperada e requalificada, desde 2004 e abriga o Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado. Possui uma colecção permanente de Arte Sacra do museu que é composta por imagens, pintura, escultura, peças de ourivesaria e azulejos. Mas é, também, um espaço que acolhe os mais variados géneros culturais: várias exposições de temáticas variadas, concertos, palestras e cursos de iniciação à arte contemporânea.


Maria Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário