Seguidores

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Faço de conta!


A minha aventura como bandeirante


Um dia fui ao Brasil procurar ouro e pedras preciosas. Estava cheio de fome e encontrei uma tribo de pessoas de raça negra. Pedi-lhes comida e eles deram-me comida e abrigo. Como eram nómadas achei uma vantagem para mim, porque estava à procura de minas. Então levei-os comigo na minha aventura.
Num destes dias, choveu torrencialmente e abrigamo-nos numa gruta para não nos molharmos. Foi difícil adormecermos, porque a gruta estava cheia de morcegos que não paravam de guinchar.
Quando acordamos vimos um reflexo no fim da gruta e fomos ver o que era. Tivemos uma sorte…!!! Eram pedras preciosas e ouro que nunca mais acabava. Eram tantas as riquezas que cada um de nós ficou riquíssimo!
Domingos Jorge Velho : um dos mais importantes Bandeirantes Essas pessoas ficaram muito agradecidas e assim todos começamos a viver como nobres durante muito tempo...


Mário Machado e Pedro Carvalho, 6º B - HGP


Relato de um Bandeirante Paulista


Aos vinte e cinco dias de Novembro do ano de Deus de 1674, eu, Fernão Dias Paes, parti da minha cidade de São Paulo com a minha expedição em direcção a Minas Gerais em busca de pedras preciosas.
Eu e a minha expedição passámos por muitas dificuldades pois a terra que percorremos era desconhecida e cheia de perigos. Foi uma viagem que durou cerca de sete anos, e, apesar do nosso esforço todo, encontrámos apenas turmalinas, ou seja umas pedras verdes semelhantes a esmeraldas, mas com pouco valor comercial. De facto, a nossa expedição embora não tenha tido sucesso comercial, ofereceu ao Brasil novas terras que contribuíram para alargar a fronteira do Brasil muito para além do que ficara estabelecido no Tratado de Tordesilhas.
Com a nossa Bandeira, conseguimos abrir caminha para uma nova capitania, a Capitania de Minas Gerais, a qual foi a que mais riqueza trouxe ao Brasil através da prospecção do ouro e das pedras preciosas.



Fernão Dias Paes
São Paulo, 5 de Janeiro de 1682


Elaborado por Henrique Sousa, 6º B-HGP

Nenhum comentário:

Postar um comentário