Seguidores

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Os fenícios




                                                 História e Geografia de Portugal

                                                             O barco fenício

Vânia Mateus 5ºD Nº 16

Ano letivo 2022/23

Quem são os fenícios?

Os fenícios foram uma poderosa civilização que surgiu na Fenícia, por volta de 3000 a.C., estabeleceram-se numa estreita faixa de terra de cerca de 35 Km de extensão, região que se situa no litoral do atual Líbano e pequena parte da Síria.

Como habitavam uma região montanhosa e com poucas terras férteis, os fenícios dedicavam-se à pesca e ao comércio marítimo, organizavam-se por cidades ou estados, onde havia um governante independente das outras. As cidades fenícias mais conhecidas são Biblos, Tiria e Sidom.

Os fenícios ficaram famosos por terem sido excelentes navegadores, os seus navios eram considerados os melhores do seu tempo.

Os conhecimentos em navegação contribuíram para o desenvolvimento da sua principal atividade económica, o comércio.

Atualmente, os historiadores descobriram que os navios fenícios conseguiram atingir grandes distâncias, chegando mesmo a Inglaterra, os fenícios desenvolveram diversas colónias em várias partes do Mar Mediterrâneo.

As colónias tinham como objetivo, ter acesso a novas mercadorias e novos mercadores que pudessem consumir os produtos que produziam (vidro, tecidos púrpura, tecelagem, cerâmica, etc.).

A colónia de maior sucesso dos fenícios foi a cidade de Cartago, situada a norte de África, atual Tunísia.

O grande volume e sucesso do comércio levaram os fenícios a formular a primeira forma escrita alfabética da história da humanidade.

O alfabeto fenício é composto por 22 consoantes, surgiu por volta de 1100 a.C. e serviu para efetuar os registos do comércio das mercadorias que os fenícios faziam em várias cidades situadas no Mar Mediterrâneo.

Os fenícios ficaram famosos por dominar a antiga navegação marítima e construção naval, foram os primeiros a explorar o Mar Mediterrâneo e a ultrapassar o Estreito de Gibraltar.

Eles baseavam-se nas características naturais do litoral, usavam as estrelas, o sol, os marcos da costa, a direção dos ventos e contavam com a experiência do capitão sobre as marés, correntes e ventos da rota.

Os fenícios tinham 3 tipos de navios:

Os navios de guerra tinham uma popa convexa, eram impulsionados por uma grande vela retangular num único mastro e com dois bancos de remos (birreme). O comprimento era sete vezes maior que a largura, para levar o número necessário de tripulantes, remadores e guerreiros.

O navio de guerra tinha um convés equipado com um aríete na proa. Tinha um esporão de bronze de várias formas usado para investir e furar o casco dos navios inimigos. Havia 2 lemes para a direção, um de cada lado da popa.

Nas proas dos navios pintavam olhos de ambos os lados, destinados a permitir que o navio visse a rota que estava, segundo a tradição histórica, os olhos impunham medo aos inimigos.

Os navios de comércio tinham como função o transporte e comércio. Eram semelhantes aos navios de guerra, mas com cascos mais largos e mais pesados, com grande espaço de carga.

O comprimento era quatro vezes a largura e com capacidade de carga de 450 toneladas.

Os navios de pesca e viagens curtas são o terceiro tipo de embarcação usada principalmente para o comércio ou pesca e eram mais pequenos.

Tinham uma cabeça de cavalo na proa (em homenagem ao deus fenício das marés, conhecido por Yam) e tinham apenas uma fila de remos.

Deste modo, os fenícios deixaram uma marca importante na história da navegação e construção de navios, deixando um importante legado às civilizações que surgiram depois, como a grega e a romana.


















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário