Seguidores

sábado, 17 de março de 2018

Se eu vivesse no século XIX

Se eu vivesse no século XIX e fosse um camponês, viveria numa casa com uma só divisão junto com a minha família. Seríamos pobres. Uma vez por semana a minha mãe iria ao fo0rno da aldeia cozer o pão que racionava muito bem o resto da semana. De vez em quando haveria um bocadito de sardinha.
Durante a semana, exceto ao domingo, iria acordar muito cedo, por volta das 5horas da manhã, comia uma côdea de pão e ia para os trabalhos do campo. Há noite comia uma sopita e já era hora de dormir. Ao domingo ia para a missa. O único dia em que não se ia para o campo.À tarde ia até à taberna da aldeia conviver  com os outros homens.
Filipe Machado, 6º B

Se eu vivesse no século XIX gostaria de viver no campo por causa das atividades tal como a esfolhagem, a agricultura e a criação de gado. As habitações eram pequenas, mas simples. À noite faziam-se arraiais e durante os trabalhos agrícolas cantaríamos.
Também me agradaria viver na cidade, porque já havia água canalizada, esgotos e outro conforto, mas nada como viver no campo, onde me sentiria mais feliz.
Inês Raposo, 6º B

Se eu vivesse no século XIX seria do povo. Tinha dois filhos que me ajudavam. Trabalhava muito para o campo ao sol e à chuva. A nossa casa era pequena e velha, vestíamos com roupas simples, a nossa alimentação era pobre e éramos muito mal pagos. Os divertimentos do nosso grupo social, povo, eram muito diferentes dos dos mais ricos. Divertíamos nos  nossos trabalhos e nas festividades religiosas, nas vindimas, esfolhadas e nas matanças do porco.
As cidades iam-se desenvolvendo cada vez mais, iam-se modernizando. Iam-se construindo lojas, cafés, surgiram novos meios de comunicação, transporte...
Em Portugal havia muita gente analfabeta ( mais de 80%) e então decidiu-se construir escolas por todo o país. Os meus filhos tiveram que ir para a escola para aprender e ter um melhor futuro. A vida do povo era difícil e pobre.
Simone Tavares, 6º A

Nenhum comentário:

Postar um comentário