Seguidores

domingo, 9 de agosto de 2009

Pesquisa...

História amorosa de D.Pedro e D. Inês de Castro

D.Pedro nasceu em 1320 e era filho de D.Afonso IV. Assistui a muitas guerras, por isso queria agradar ao povo.
D. Pedro casou com uma princesa espanhola, D.Constança. Não havia amor entre os dois, pois o casamento foi arranjado pelos pais. Nessa altura D.Pedro conheceu D.Inês de Castro, uma das damas de companhia de D.Constança, foi por essa que ele se apaixonou.
Essa ligação não foi nada bem vinda. Todos tinham medo que D.Inês, filha de um poderoso nobre espanhol, pudesse ter má influência sobre o Príncipe. Quando D.Constança morreu, D.Afonso proibiu o namoro.
D.Afonso proibiu D.Inês de viver em Portugal, mas eles foram morar para a fronteira entre Portugal e Espanha e continuaram a encontrar-se, diz-se que casaram nessa altura.
D.Afonso mandou condenar D.Inês de Castro à morte, influenciado por dois conselheiros.
Depois da morte de D.Inês de Castro, D.Pedro revoltou-se contra o pai e declarou-lhe guerra. Felizmente, a paz voltou graças à mãe.
D.Pedro subiu ao trono, uma das primeiras coisas que fez foi vingar a morte de D.Inês de Castro. Mandando arrancar o coração aos ex-conselheiros.
D.Pedro elevou de D.Inês de Castro a rainha depois de morta e obrigou a corte a beijar-lhe a mão.
D.Pedro voltou a casar, mandou construir o mosteiro de Alcobaça, onde fez um belo túmulo para D.Inês de Castro. Mesmo em frente mandou construir o seu, onde foi enterrado em 1367. Diz-se que estão nesta posição para que quando acordarem no dia de Juízo Final, olharem imediatamente um para o outro.

Nicole Oliveira, 5ºB

Nenhum comentário:

Postar um comentário