Seguidores

sábado, 18 de junho de 2011

Caça ao Tesouro

Ideia original: João Almeida, 5º B
Entre os séculos XVI e XVIII, reis europeus contratavam piratas para saquearas embarcações e cidades costeiras de nações adversárias. Daquilo que era roubado, a maior parcela ia para os cofres do monarca contratante. Mas, hoje podes ficar com o tesouro só para ti. Descobre-o…
A caça ao tesouro consiste em conseguir decifrar pistas que nos levarão ao tesouro.
Vamos imaginar que a escola é um arquipélago, que cada pavilhão é uma ilha e que o recreio é o oceano.
PISTAS:
1- Vamos viajar na nossa nau até à ilha onde muitos indígenas se encontram para almoçar. Aí podem adquirir novos mantimentos para a viagem. A pista está com um náufrago de confiança.
2- Levantem a âncora e vamos a caminho de outra ilha. Aqui há muitos instrumentos de nome computador, onde os homens do século XXI passam a vida a navegar. Perto desta ilha há um xadrez desenhado no chão. Dêem três saltos neste xadrez. A pista está com um náufrago de confiança.
3- A nova ilha está isolada, numa zona de grande altitude, a maior parte dos indígenas que aí vivem adoram as artes e os ofícios. Podem existir animais selvagens. Cuidado! Não há lugar para convívio ou conversa. Para acalmar as feras devem cantar uma canção. A pista está com um náufrago de confiança.
4- Naveguem um pouco mais e procurem a ilha onde os marinheiros adquirem os ensinamentos de História. Esta ilha é calma. Podem descansar. A pista está com um marinheiro de confiança.
5- Há outra ilha onde os nativos adoram exercitar os músculos do corpo. Aproveitem e façam um pouco de ginástica. A pista está com um indígena de confiança.
TAREFAS:
a) Coloca no mapa o nome correcto das ilhas.
b) Desenha a ilha em falta.
c) Resolve as pistas todas.
d) Junta as pistas todas e resolve o enigma.